A campanha tem como objetivo principal incorporar os princípios e os principais componentes da mobilidade sustentável (mobilidade a pé e por bicicleta, transporte público coletivo e acessibilidade universal) nos programas de governo e de mandato das candidaturas aos poderes executivo e legislativo federais e estaduais (presidência da república, governador/a, deputado/a estadual, deputado/a federal e senador/a).
Para tanto, a Coordenação Nacional realizará de maneira direta a campanha federal, voltada principalmente para as candidaturas à Presidência da República, e fornecerá assessoria (orientações e materiais de apoio) para que Organizações Locais realizem a campanha nos seus respectivos estados.
Já no nível estadual, as campanhas serão conduzidas em cada unidade da federação por Organizações Locais. Nesse âmbito, a Coordenação Nacional oferecerá apoio às Organizações Locais em diversos assuntos, auxiliando a potencializar a incidência em cada estado.
O principal instrumento da campanha é a elaboração e entrega de propostas para as candidaturas sob a forma de Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. A campanha realizará incidência sobre as candidaturas visando a assinatura formal e a sua assunção de compromisso com as propostas, de modo que aquelas que forem eleitas apliquem tais propostas sob a forma de políticas públicas e de matérias legislativas.
Adicionalmente a campanha contempla entrevista com as candidaturas, avaliação dos planos de governo das candidaturas, angariação de apoio de instituições, cidadãos e cidadãs e comunicação com a imprensa.
A Campanha compreende a atuação da sua Coordenação Nacional, das Organizações Locais que desenvolverão as campanhas nos estados e das organizações que prestam apoio formal à Campanha como um todo.